top of page

ORISKAS

 

ORISKAS é um encontro entre dança, arte e criação, promovido por Cláudia Laia e Sara Toscano em formato de aulas, espectáculos, conversas e silêncios.

Juntas recriamos as danças tradicionais do Médio Oriente sob uma perspectiva contemporânea e de modernidade. Produzimos espectáculos feitos de ideias frescas e de emoções quentes, que abraçam a riqueza do mundo e a experiência individual de cada um.

Assim, cruzamos o Oriente com o Ocidente, as tradições com as revoluções e as danças nómadas com as nossas raízes, explorando a dança da antiguidade para perspectivar a dança do futuro.

Somos curiosas, apaixonadas, destemidas e livres. Dançamos sem parar, viramo-nos do avesso, andamos com os pés na terra e giramos no ar.

O que nos une? O respeito por todas as culturas, a abertura face à tradição, o amor pelas várias artes e uma vontade inesgotável de criar.

 

 

Cláudia Laia e Sara Toscano conheceram-se em 2006, partilhando a mesma curiosidade e dedicação pela arte da Dança Oriental.

Em 2012 frequentaram juntas uma residência artística no Polish Dance Theatre, financiada pelo programa Grundtvig, onde receberam formação no método Laban de Análise de Movimento. Nesse ano criaram o projecto ORISKAS, uma aposta no ensino e performance de Dança Oriental.

Desde então trabalham  juntas nos seguintes projectos:

- Danças no Terreno – formação de dança para agentes educativos, a convite do Auditório Fernando Pessa;

- Workshop As Divas do Cinema Egipcio, inserido no projecto a Dança no Passado Recente

- Laboratórios de Dança Grega Antiga – métodos de pesquisa e re-criação das danças da Antiguidade Grega;  

- Mas Antes Andei de Avião – uma descolagem artística no palco da Malaposta; 

- Não há Mercados sem Mulheres – espectáculo com alunas

- Curso de Danças do Médio Oriente, reconhecido e certificado pelo CID-UNESCO.


 
bottom of page